Dicas de direção segura para motociclistas

Antes de iniciar a pilotagem de sua motocicleta, tenha consciência que muitos motociclistas podem estar desatentos, podem não enxergar outro veículo por estar em um ponto cego de visualização e infinitas demais possibilidades que possam incorrer em um erro. Mas é importante ressaltar que a motocicleta e o motociclista é o maior prejudicado em caso de acidentes. Por esse motivo To Riders se preocupou em relacionar algumas dicas de direção segura para manter a pilotagem mais eficiente.

Direção segura. Confira aqui algumas dicas para os motociclistas.

Direção Segura

Atenção aos pontos cegos

ponto-cego-do-carro

Um automóvel possuem alguns pontos com dificuldades de visualização para as motocicletas que estão passando. Os movimentos da motocicleta devem ser tranquilos e sempre com a preocupação que o motorista do carro não está te vendo

Distância segura

O ideal é ocupar o mesmo espaço que um carro ocupa. Em rodovias, o mantenha a distância do carro da frente. A maneira mais simples de saber a distância correta é visualizar o pneu dianteiro por baixo do carro frontal. Assim você saberá que está a uma distância ideal.

Pilote com farol aceso sempre

Mantenha sempre o farol aceso mesmo durante o dia.

Pisca (seta)

Tenha o hábito de sinalizar a seta para indicar conversão da motocicleta.

Preocupe-se com o estado da motocicleta

Mantenha a motocicleta sempre revisada. Sempre que sair para pilotar, verifique as condições de pressão dos pneus, possíveis vazamentos, condições dos freios e demais manutenções recomendadas no manual do proprietário.

Força de deslocamento do arDeslocamento_ar

Ao passar perto de veículos grandes preocupe-se com a força do deslocamento do ar. O mesmo poderá exercer a função de sopro ou sucção.

A paciência sempre será importante

Preocupe-se em pilotar devagar, observar sempre ao redor e em caso de dúvidas, deixe que o veículo próximo siga em frente. Isso evitará colisões que deixará o piloto da motocicleta em desvantagem.

Utilize as roupas adequadas

Aqui cabe um capítulo a parte que publicaremos mais adiante porém, A roupa do piloto deve estar adequada ao terreno que ele vai enfrentar e devem estar de acordo com a abrasividade do solo. O tipo de tecido também é importante. Os itens mais comuns são, as botas para proteção dos tornozelos, as luvas, a jaqueta (de preferência com proteções nas articulações, pescoço e coluna), a calça e o capacete.

Respeite a sinalização de trânsito em geral

Pare totalmente nas sinalizações de “PARE”, na sinalização vermelha do semáforo e atravesse com cuidado nos cruzamentos. Respeite as demais sinalizações de trânsito registradas no código de trânsito.

Ajuste do espelho

Os espelhos retrovisores são equipamentos de segurança indispensáveis à dirigibilidade do veículo e sua correta utilização evita acidentes. Grande parte dos sinistros envolvendo veículos, motocicletas, bicicletas e até pedestres, ocorre porque, em determinado momento dentro do contexto do trânsito, um desses elementos se encontra na trajetória do veículo, mas fora do alcance de visão do motorista. Todos os veículos possuem pontos cegos, e os riscos de sinistros variam de acordo com a regulagem do espelho retrovisor.

Antes de iniciar a pilotagem, ajuste o espelho retrovisor na posição adequada. Quando estiver carregando passageiros, é comum o ponto de visualização do espelho alterar em relação a uma pilotagem solo. Procure posicionar o espelho em uma posição que dê a maior amplitude de visualização.

Curvas em alta velocidade

Esteja sempre atento ao entrar em uma curva em alta velocidade. Existem técnicas que podem ajudar a fazer curvas utilizando o contraesterço que é a técnica para manobras em curvas.

O vídeo “a Bíblia das Curvas” traz um treinamento que pode auxiliar muito sobre essa questão.

Carros entrando à esquerda

Esses são os maiores causadores de acidentes entre carros e motos. Esteja sempre atento ao passar por outro veículo nessas condições. O motorista de carro sempre espera um outro carro à esquerda e não uma motocicleta.

Resíduos na pista

Cuidado com resíduos de areia, terra, cascalho e principalmente óleo na pista. No último caso, é praticamente certo a condição de queda das motocicletas mesmo na pilotagem em linha reta.

Estouro de pneu

Não faça movimentos bruscos e analise a melhor condição para o completo estacionamento da motocicleta, sempre em um local seguro.

Ultrapassagem pela direita

Sempre ultrapasse outro veículo pela esquerda respeitando a lei de trânsito. Principalmente na ultrapassagem de veículos grandes cujo a condição de visibilidade é mais restrita.

Como dica de direção segura, procure maior aperfeiçoamento no curso de pilotagem segura da CET.

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta