Documentos para viajar de moto nos países da América do Sul e MESCOSUL

documento

Este post tem a finalidade de instruir o amante viajar de moto para países da América do Sul e os pertencentes ao MERCOSUL.

Estados pertencentes ao MERCOSUL

Viajar de moto

Documento de identidade e/ou Passaporte – Para viajar de moto o Documento de Identidade tipo RG deve possuir o prazo de emissão máximo de 5 anos. Caso necessário solicite a renovação. O passaporte seria uma boa escolha. Na aduana, com o RG é necessário preencher formulários que não são solicitados caso utilize o Passaporte. Não é necessário visto para ingressar nestes países e não são aceitos nenhum outro tipo de documento de identificação que substituam os aqui relacionados.

CNH – Carteira Nacional de Habilitação – O Brasil é signatário da Convenção de Viena para Tráfego Rodoviário, através da qual a CNH tem validade na maioria dos países civilizados, e isso inclui todos os páises das Américas, que também são signatários dessa conveção. Lí alguns relatos de motoristas e motociclistas de quem foi exigida a PID – Permissão Internacional para Dirigir. Para evitar problemas eu tirei a PID e levei em minhas viagens, mas nunca me foi exigida.

PID – Permissão Internacional para Dirigir – Este documento é adquirido nos departamentos de trânsito dos estados – Detrans e em alguns deles é possível fazer o pedido pelo site, sendo entregue no seu endereço através dos Correios. Li alguns relatos que é importante levar a CNH mesmo portando a PID.

Seguro Pessoal de Viagem – Além do seguro de vida, oferece uma série de outros benefícios tais como: reembolso de despesas com remédio, hospitais, médicos, translado, etc… É uma segurança de atendimento em caso de necessidade, não só para o viajante, como também para companheiros de viagem e familiares.

CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos

É o documento de porte obrigatório dos veículos no Brasil e deverá ser portado.

Veículo alienado em de outra propriedade jurídica

Se a motocicleta estiver alienada ou em nome de outra pessoa jurídica, é obrigatório possuir declaração de autorização autenticada em cartório para que possa sair do país. a autorização deverá ser feita pelo proprietário em nome do condutor referenciando a data de início e término da viagem e menção do país a ser visitado. Se o documento da motocicleta estiver apenas com a observação de financiada e não alienada, não será necessário a declaração visto que está em nome do condutor.

Será necessária, também, a legalização da autorização em um dos escritórios do Ministério das Relações Exteriores (aqui).

O documento poderá ser de familiares de até segundo grau e poderá desde que comprovado o vínculo.

Seguro Carta Verde

Válido para países pertencentes ao MERCOSUL.

Comprovante de seguro vigente (carta verde Res. Nº 120/94. Certificado da apólice de seguro de responsabilidade civil por danos causados a pessoas ou objetos não transportados no veículo, a favor do proprietário ou motorista do veículo, com cobertura nos Estados Partes pelos quais for transitar).

Adquira o seguro carta verde com sua corretora de seguros.Verifique se o seguro de sua motocicleta possui abrangência nos países do MERCOSUL com cobertura para terceiros e se vale como abrangência do Seguro Carta Verde.

SOAPEX

O SOAPEX (Seguro Obligatorio de Accidentes Personales Causados por Vehículos Motorizados con Matrícula Extranjera) foi estabelecido pela Lei nº 18.290 – a Lei de Trânsito Chilena – para vigorar a partir de 06/11/2013. É equivalente ao Seguro Carta Verde. De porte obrigatório para condutores de veículos terrestres matriculados no país de origem que ingressem de forma provisória ou temporal no Chile. Deve possuir cobertura contra danos pessoais causados pelo condutor durante o período de viagem ao Chile.

Instrução da Norma SOAPEX.

Fonte – http://www.mercosur.int/innovaportal/v/3399/2/innova.front/dirigindo

post similares
  • Passeios de moto serão mais divertidos de compartilhar Em algumas semanas será possível gravar seus passeios de moto de uma maneira totalmente inovadora com montagens de fotos e caminhos. To Riders vai distribuir gratuitamente um aplicativo poderoso para que você possa gravar e compartilhar suas aventuras e passeios de uma maneira inédita com seus amigos, familiares e outros moto-clubes. É apenas o começo. [...]

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta